Notícias
  DEPARTAMENTO DE ARTES VISUAIS (DAV - UDESC) OFERECE OFICINAS DE TAPEÇARIA EM AGOSTO
 

 

Departamento de Artes Visuais oferece oficinas de tapeçaria em agosto


O Departamento de Artes Visuais (DAV) do Centro de Artes da UDESC promoveOficina de Tapeçaria a partir do mês de agosto. O curso é gratuito eaberto a comunidade, porém as vagas são limitadas. Os interessadosdevem fazer sua inscrição pelo telefone (informações abaixo).

Os cursos serão ministrados no Bloco de Artes Visuais no Centro de Artesda UDESC e uma oficina é dedicada a iniciantes e a outra oficina aalunos que tenham alguma experiência. De acordo com Jociele Lampert,coordenadora do DAV, os alunos vão executar exercícios usando na tramamateriais variados como lã, algodão e outros exercitando, listados,barras decorativas, formas geométricas, simetria entre formas, sem ouso de desenhos sob a urdidura. Ela explica que, com a prática, osalunos poderão desenhar padrões para amostras de tapetes, executá-lossem o uso sob a urdidura, além de criar combinações variadas de corespara um mesmo padrão de desenho. "É possível ter como referênciatapeçarias do Peru, Bolívia, México, Estados Unidos, Oriente ouBauhaus, contextualizando os desenhos e as criações dos alunos a essespadrões de tapete", explica.


Oficina Prática e Teórica de Fundamentos da Tapeçaria em tear manual: para iniciantes.

Visa oportunizar o contato com a bibliografia específica,experimentos práticos através de exercícios perceptivos, usando a gradeda urdidura e trama como estrutura e buscando em materiais diversoscombinar técnica específica, textura e cores de fios variados.Materiais: cada aluno deverá ter sua tesoura, lã, barbante dediferentes espessuras, e outros fios para serem tramados; material paraanotações. Serão sete (7) encontros nas seguintes sextas-feiras: 06/08;20/08; 03/09; 17/09; 01/10; 15/10; 29/10; das 8:00horas às 12:00horas.Serão oferecidas dez (10) vagas, usando os teares do departamento.


Oficina Avançada - Conhecimento Técnico e Processo Criativo na Tapeçaria em tear de auto-liço: para alunos com alguma experiência em tear manual

Objetiva oportunizar ao aluno tapeceiro em uma visão anacrônica,observar imagens de tapeçarias contemporâneas e medievais, partindoambas de um cartão e usando recursos técnicos semelhantes. Manusear otear de auto-liço, sua urdidura, os recursos técnicos, a criação econfecção do cartão, estudo de cores e texturas de materiais.Materiais: cada aluno deverá ter seu próprio tear de auto-liço,tesoura, barbante fino e resistente, ex: 8/5; cinco cores de um mesmomaterial como ex: fio Anne ou Cléa da marca Círculo ou fios sintéticosde espessura semelhante; material para anotações. Serão sete (7)encontros nas seguintes quintas feiras: 05/08; 19/08; 02/09; 16/09;30/09; 14/10; 28/10; das 18:00horas às 22:00horas. Serão oferecidascinco (5) vagas.


Serviço
O quê - Oficinas de Tapeçaria no Centro de Artes da UDESC
Onde: Salas 22 e 24 do prédio de Artes Visuais/DAV - Ceart
Av. Madre Benvenutta, 1907, Itacorubi - Florianópolis - SC
Quando: A partir de agosto

Inscrição no Departamento de Artes Visuais do CEART - UDESC de 19 a 30 de julho.
Informações pelo telefone - (048) 3321-8322 ou E.mail do Departamento: dav@udesc.br

 

Publicado por: Arte Viva Teares
Em: 30/07/2010 11:10

 
 
 
desenvolvido por VirtuaComm Soluções Internet  
 
A Empresa | Produtos | Serviços | Ateliê | Dicas & Notícias | Fale Conosco